Colóquio Brasileiro de Morfologia

21 Sep

logo_gremd_titulo_0

frente

Información aparecida en LINGUIST List: http://linguistlist.org/issues/26/26-3759.html

Full Title: Colóquio Brasileiro de Morfologia

Short Title: III CBM
Location: São Paulo, SP, Brazil

Web Site: http://gremd.fflch.usp.br/iii-coloquio-brasileiro-de-morfologia

Linguistic Field(s): Morphology

Meeting Description:

Nesta terceira edição do Colóquio Brasileiro de Morfologia, queremos continuar a tradição que consolida este evento como um espaço de discussão de diferentes fenômenos e abordagens morfológicas. Devido à alta qualidade dos trabalhos brasileiros realizadas nesse campo atualmente, acreditamos que o evento trará ganhos, não só para seus participantes, mas para que a pesquisa na área continue avançando.
No Brasil, as investigações sobre morfologia têm explorado uma série de fenômenos com propósitos descritivos, como documentação de línguas minoritárias, ou teóricos, como a refutação e corroboração de noções teóricas. Não raro, esses dois propósitos fazem parte de um mesmo trabalho, tornando as descrições inovadoras e importantes para os debates retroalimentadores entre teorias e dados.
Também são crescentes no Brasil trabalhos em que a descrição dos fenômenos alimenta debates sobre modelos teóricos específicos. Assim, discussões sobre as propriedades que permitem que uma série de segmentos seja interpretada como uma palavra leva à exploração das consequências de essa ser uma unidade responsável pelo mapeamento entre morfologia e fonologia. Na mesma esteira, fenômenos que mostram as fronteiras entre fonologia e morfologia são explorados a serviço de uma caracterização mais acurada da geração de expressões linguísticas pela gramática. Mais especificamente, esses dados, que acusam a proximidade entre fonologia e morfologia do ponto de vista descritivo, podem subsidiar a discussão da pertinência de uma gramática representacional ou derivacional.
A interface entre sintaxe e morfologia é também explorada por aqueles autores que acreditam que o mesmo componente gerativo é responsável pela formação de palavras e sentenças. Sob esse viés, uma série de fenômenos que suscitam questões morfofonológicas, morfossemânticas ou morfossintáticas são discutidos para que se refine essa hipótese de trabalho.
Estudos diacrônicos são contemplados nos estudos morfológicos realizados no país e são acompanhados de reflexões sobre a evolução da língua portuguesa (em mais de uma variedade) e sobre limites entre composição e derivação.
Trabalhos como a identificação de morfemas em línguas indígenas fazem parte de importantes discussões sobre sistemas de caso e concordância.
Da mesma forma, a descrição do sistema pronominal do português brasileiro (PB) fomenta discussões sobre a fronteira entre a sintaxe e a morfologia. Não menos importantes são os estudos sobre motivações semântico-cognitivas para a criação de novos afixos e a reanálise morfossemântica.
Essas diversas e complementares linhas de fazer morfológico no Brasil indicam um futuro frutífero nos resultados das investigações que agora se fazem.
Além disso, também indicam a pertinência de eventos especializados em que pessoas com interesses comuns possam se beneficiar dos comentários uns dos outros. Esses fatos nos alegram e nos incentivam a convidar a todos os interessados em Morfologia a fazer parte do III Colóquio Brasileiro de Morfologia que, acreditamos, firma-se como um espaço qualificado e frutífero de diálogo entre pesquisadores.
Esta edição do evento será realizada na Universidade de São Paulo e está sendo organizada pelos membros do Grupo de Estudos em Morfologia Distribuída (GREMD). Um Workshop em comemoração aos 11 anos de existência do grupo será realizado no dia 25. Para mais detalhes, acesse http://gremd.fflch.usp.br/cbm-workshop .
 

Chamada de Comunicações:

Estão abertas as inscrições para apresentação de trabalho no “III Colóquio Brasileiro de Morfologia”, que será sediado pela Universidade de São Paulo durante o período de 24 a 26 de novembro de 2015. São bem-vindos trabalhos em qualquer perspectiva teórica e que contemplem fenômenos morfológicos ou de interface entre morfologia e outros níveis de análise. Período de inscrição com apresentação de trabalho: As inscrições com apresentação de trabalho estão abertas até o dia 30 de agosto de 2015.
 

Modalidade de Participação:

Os trabalhos serão apresentados na forma de comunicação oral. Cada comunicação terá duração total de 30 minutos, sendo 20 minutos para exposição do trabalho e 10 minutos reservados para perguntas. Serão aceitos, no máximo, dois trabalhos de um mesmo autor, sendo um dos trabalhos em coautoria.
 

Formato do resumo:

Os resumos não devem exceder o limite de duas páginas, incluindo bibliografia, exemplos, gráficos, etc. Deve-se usar papel A4, fonte Times New Roman com tamanho não inferior a 12 pontos e margens de 2,5 cm. O resumo submetido deve ser anônimo, contendo somente o título do trabalho centralizado e em negrito na primeira página. Três palavras-chave devem ser inseridas no final do resumo. Somente serão aceitos arquivos no formato PDF.
 

Submissão do resumo:

Os resumos deverão ser submetidos através do sistema Easychair, que pode ser acessado através do link abaixo: https://easychair.org/conferences/?conf=cbm3

O sistema Easychair exige um cadastro gratuito que poderá ser utilizado em outras conferências.

Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com a comissão organizadora em iiicbm2015@gmail.com

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: